quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Definir é limitar.

Arte...como podemos definir isso? Pode ser um modo de se expressar, não importa se é por meio de textos, desenhos, figuras, música. Não! Isso é muito simples, nem todo texto é artístico e nem toda música expressa um sentimento... Então o que é arte?

Algo que somente o autor pode entender? Algo que pode revelar tudo que você sente mesmo sendo as vezes tão pequeno e simples? Bom, para Basil, O retrato de Dorian Gray revelava tudo que ele era, talvez essa seja a definição dele de arte não é? Para muitos cinéfilos alguns filmes não são simplesmente filmes, são obras de artes. Para fãs de arte um Branco sobre Branco do Malevich é a arte, eu concordaria com eles, um quadro em branco pode expressar mais do que muitas coisas coloridas por ai. Mas e para músicos? Talvez Beethoven seja uma definição de arte, tenho certeza que Alex (Laranja Mecânica) “Quem precisa de drogas, quando se tem Beethoven?” Arte, não posso defini-la mas com certeza não viveria sem ela. Matemáticos dizem que vêm matemática em todo lugar, me desculpem, mas o que eu vejo é arte, nada além de arte.


“– O que é arte para você?
- Não sei
...
- Estou convencido de que o grande projeto da Arte é dar continuidade ao desenvolvimento anatômico do Homem, inventando novos órgãos: uma obra é um órgão, uma flor, uma paisagem, um osso, um membro, que o espectador deve enxertar em si mesmo. É uma cirurgia que não se dá sem nenhuma dor.”
                                                     
                                                                           A libélula dos seus oito anos (Martin Page)

          artes s. f. pl.
 As artes liberais; aquelas em que o espírito toma maior parte que as mãos.

arte mágica: magia.

                                                                                                             @tehquintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário