sábado, 3 de dezembro de 2011

O que aconteceu com as bigornas?

A bigorna é usada para moldar e fabricar ferramentas, facas, grades e inúmeros objetos, aquecendo-se o ferro forjado até atingir o nível de calor denominado rubro, no qual o metal fica bastante elástico e pode ser trabalhado com pancadas fortes e constantes de diversos tipos de martelo. A maioria das bigornas possui dois furos: um quadrado, para o encaixe de instrumentos de corte e moldagem, e outro redondo, utilizado para se fazer furos em chapas relativamente finas.
Foi largamente usada até o fim do século XIX por ferradores (de cavalos) e ferreiros em geral, principalmente os especializados em armas (ferreiros-armadores), que confeccionavam espadas, machados, lanças, escudos, malhas e armaduras. Atualmente caiu em desuso comercial devido a processos industriais de fabricação, porém ainda é utilizada por artistas e escultores, em trabalhos específicos de reparo e como passatempo.
Seu peso e resistência a torna presença comum em desenhos animados, onde geralmente representa a dor (associada ao ferro quente) ou a morte instantânea (associada ao esmagamento).
Era interessante ver as bigornas em desenhos, quando achávamos que nada pior podia acontecer esperávamos por uma bigorna caindo do céu.

Lembro de quando era menor, eu sempre pensava em bigornas e que talvez veria uma delas ou um piano caindo do céu.

Mas logo que falo de bigornas lembro da ACME, se Coyote precisasse de algo para capturar Papa léguas, certeza que ele pediria algo da ACME, até no jogo que tinha do Play 1 ele fazia isso.

A ACME faz parte de um mundo incrível, podemos entender melhor esse mundo assistindo “Uma Cilada Para Roger Rabbit” ou alguns episódios de Looney Tunes...

Enfim... Acho que no fundo, não sinto falta das bigornas mas dos desenhos, das piadas idiotas, de como Frajola sempre ia atrás do Piu-Piu, de como Patolino sempre se dava mal, de como Taz me assustava, Pepe le pew era encantador mas muito esquisito, Pinky e Cérebro e Felicia e também tinha Animaníacs todo domingo de manhã e era possível ter todos eles em casa nos tazos...

E a bigorna me lembrou isso e muito mais...

“Por hoje é só pessoal”


                                                                                   @tehquintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário